Bolsa: Lisboa acelera 1% à boleia da Europa - TVI

Bolsa: Lisboa acelera 1% à boleia da Europa

Bolsa

PT trava maiores ganhos

Relacionados
A bolsa em Lisboa já acentuou a tendência de ganhos da abertura, mesmo depois de a agência de notação financeira Standard & Poor¿s ter colocado ontem à noite o «rating» de Portugal sob observação negativa, o que deixa antever um provável corte de «rating» nos próximos três meses.

O PSI20 sobe 1,22 por cento para os 7.411,89 pontos, com 17 das 20 empresas cotadas a valorizarem, mesmo depois de ter perdido mais de 9% no total do mês de Novembro, o pior desempenho desde a falência do Lehman Brothers.

Recorde-se que Portugal conseguiu vender esta quarta-feira 500 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro, com maturidade a 12 meses, exactamente o montante indicativo. A taxa de juro média subiu para 5,281% e a procura mais do que duplicou a oferta.

Na Europa, o dia também está a ser de recuperação. Ganhos entre 1,11% de Paris e 3,07% de Madrid. A suportar estão dados favoráveis relativos à produção industrial chinesa.

Por cá, a animar está o sector financeiro. BES soma 1,9% para os 2,84 euros, BCP trepa 1,7% para os 0,59 euros e BPI ganha 1,36% para 1,40 euros.

Galp Energia e EDP também progridem 0,69% e 0,48%, respectivamente.

A travar maiores subidas está a Portugal Telecom que perde 0,51% para os 9,73 euros.

Nos Estados Unidos, os futuros apontam para uma abertura em alta, no dia em que vão ser divulgados dados sobre o emprego no sector privado e investimento na construção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados