Recuperação da banca deixa bolsa de Lisboa fechar em alta - TVI

Recuperação da banca deixa bolsa de Lisboa fechar em alta

Bolsa

Galp, Sonae e PT também dão boa ajuda

Relacionados
Depois de mais uma semana atribulada e marcada por fortes quedas, a praça nacional acabou por fechar no verde, com o PSI20 a subir 1% para 6.820,77 pontos, graças à recuperação do sector financeiro.

O BCP esteve entre as maiores subidas do dia, trepou 2,56% para 64 cêntimos, seguido do BES, que subiu 2,01% para 3,09 euros, e do BPI, em alta de 1,37% para 1,55 euros.

Mas a bolsa contou também com outras ajudas de peso: a Sonae SGPS liderou os ganhos, disparando 3,33% para 81 cêntimos por acção, e a Galp energia subiu 2,13% para 11,30 euros.

No sector da energia, a EDP divergiu, caindo 0,39% para 2,56 euros, depois de ter sido alvo de um corte de preço alvo por parte do Goldman Sachs, tal como a sua subsidiária, EDP Renováveis.

No sector das telecomunicações, a PT também deu o seu contributo, avançando 1,09% para 7,32 euros, num dia em que surgiram notícias de que a Telefónica poderia aumentar a sua oferta sobre a posição que a PT detém na Vivo. A oferta era originalmente de 5,7 mil milhões mas pode agora passar para 7,5 mil milhões de euros.

Lá fora, apenas a praça espanhola acompanhou a par e passo a recuperação portuguesa. No dia em que o país vizinho aprovou as suas próprias medidas de austeridade, o IBEX avançou 1,48%. De resto, a praça francesa cedeu 0,05%, a inglesa 0,2% e a alemã 0,66%.

Do outro lado do Atlântico, os mercados mostraram-se nervosos nos primeiros minutos de negociação, reagindo mal à aprovação da reforma do sistema financeiro. No entanto, acabaram por inverter para o verde e consolidar ganhos, seguindo agora o Dow Jones a subir 0,97% e o Nasdaq a trepar 1,77%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados