Risco de incumprimento da Grécia baixa graças a ajuda - TVI

Risco de incumprimento da Grécia baixa graças a ajuda

Prémio da dívida grega, face à alemã, diminui. Bolsa dispara

Relacionados
O risco da dívida grega está hoje em queda, depois dos ministros das Finanças da Zona Euro terem chegado a acordo sobre os mecanismos de ajuda ao país, com um pacote de 30 mil milhões de euros.

Risco da dívida lusa recupera com plano de ajuda à Grécia

Esta segunda-feira, os juros das obrigações de Tesouro da Grécia estão a cair para os 6,250%, ou seja, os investidores estão a exigir menos pelos empréstimos aquele país. Já o prémio da dívida grega, face à alemã - a terceira mais segura do mundo e de referência para as economias da Zona Euro -, desce para os 355 pontos base, depois de ter atingido um novo máximo histórico na semana passada e ter ficado nos 409 pontos no fecho de sexta-feira.

Veja a reacção dos mercados

Ainda os Credit Default Swaps (CDS) a 10 anos recuam para os 386,5 pontos base, o que compara com os 393,4 pontos base da passada sexta-feira, no dia depois da Fitch ter cortado o rating da Grécia. Isto significa que, custa agora 386,5 mil euros para assegurar 10 milhões de euros de dívida pública grega por ano.

O mercado está assim a dar sinais de que está mais seguro em relação ao risco de incumprimento daquele que é o país mais endividado da Europa. Também as bolsas reflectem o optimismo, estando o índice grego a escalar 5%.

Veja a reacção dos mercados

Depois da Europa ontem ter chegado a acordo sobre um plano de resgate - só activado se for solicitado pelo Governo grego -, esta segunda-feira, o Governo alemão já veio sublinhar que a Grécia ainda não pediu o resgate e que é apenas uma saída de emergência.
Continue a ler esta notícia

Relacionados