«Se fundo europeu comprar dívida pode aliviar BCE» - TVI

«Se fundo europeu comprar dívida pode aliviar BCE»

Dinheiro [arquivo]

Opinião é do governador do Banco Central do Chipre

Relacionados
Se o fundo de resgate europeu começasse a comprar títulos de dívida soberana, o Banco Central Europeu poderia deixar cair algumas das suas medidas extraordinárias para estimular a economia.

Se essa operação «melhorasse o funcionamento do mecanismo de transmissão de política monetária, tal podia tornar desnecessárias algumas medidas não convencionais do Banco Central Europeu», sugeriu o governador do Banco Central do Chipre, Athanasios Orphanides, citado pela Bloomberg.

A compra de dívida do mercado secundário poderia dar «flexibilidade adicional» e se o fundo também adquirisse títulos conseguiria «facilitar a tarefa do BCE» que tem em curso um programa de compra de títulos de dívida: até agora, o banco central investiu à volta de 74 mil milhões de euros.

Estas declarações surgem precisamente no dia em que os ministros das Finanças da Zona Euro se juntam, em Bruxelas, para discutir o eventual reformo do fundo de resgate europeu. O aumento das verbas do fundo ¿ que agora tem 750 mil milhões de euros ¿ é apoiado pelo Banco Central Europeu e pela Comissão Europeia, mas leva a reprovação da Alemanha que até já acusou o presidente da CE, Durão Barroso, de estar «a complicar».

O BCE tem pressionado os governos europeus para que assumam maior responsabilidade pela crise da dívida. E isto de modo a que possa retirar, gradualmente, algumas das medidas que tem posto em prática.
Continue a ler esta notícia

Relacionados