Resgate: Portugal vai precisar de 60 a 80 mil milhões - TVI

Resgate: Portugal vai precisar de 60 a 80 mil milhões

Angela Merkel e Nicolas Sarkozy

Fonte sénior do Eurogrupo confirma à Reuters que França e Alemanha estão a fazer pressão para que Governo peça ajuda

Relacionados
França e Alemanha estão a pressionar Portugal para que peça ajuda à União Europeia e ao FMI o mais rapidamente possível. O valor para salvar o país ronda os 60 a 80 mil milhões de euros. Estas foram as declarações de uma fonte sénior do Eurogrupo (conjunto dos ministros das Finanças da Zona Euro) à Reuters.

«A França e a Alemanha indicaram, no contexto do Eurogrupo, que Portugal deve pedir ajuda o mais rápido possível», disse a mesma fonte, acrescentando que a Finlândia e a Holanda manifestaram posições semelhantes.

Questionada sobre o montante de um eventual resgate a Portugal, a mesma fonte indicou: «Será mais de 50 mil milhões de euros e menos de 100 mil milhões. Talvez entre 60 e 80 mil milhões. Mas ainda não sabemos as necessidades do sector bancário português».

Alemanha nega pressão sobre Portugal

A fonte da Zona Euro comentou ainda que as conversações preliminares sobre uma intervenção do FMI em Portugal começaram em Julho de 2010 e que antes da cimeira de líderes europeus, realizada em meados de Dezembro, o Governo português foi pressionado a solicitar apoio financeiro externo. José Sócrates opôs-se a esta medida.

Já ontem, a revista alemã «Der Spiegel» noticiava, sem mencionar fontes, que os governos de Ângela Merkel e Nicolas Sarkozy estavam a fazer pressão para que Portugal pedisse ajuda externa, ao mesmo tempo que vários jornais espanhóis referiam que o nosso país é o próximo na lista do FMI.

Deutsche Bank: Portugal vai recorrer «rapidamente» ao FMI

Veja aqui as reacções dos candidatos a Presidente:

Cavaco: FMI não é tema apetecível «a um domingo»

Nobre culpa Cavaco e Alegre por «iminente» chegada do FMI

Francisco Lopes apela a governantes que recusem «chantagem»

Alegre considera pressões externas «inaceitáveis»
Continue a ler esta notícia

Relacionados