Ajuda: Merkel vai analisar realismo das previsões - TVI

Ajuda: Merkel vai analisar realismo das previsões

Angela Merkel

Alemanha vai informar sobre posição quanto ao apoio financeiro a Portugal na próxima semana

Relacionados
A Alemanha já veio dizer que vai analisar o realismo das previsões que o FMI e da União Europeia têm para o crescimento de Portugal, no memorando de entendimento alcançado com o Governo nas negociações.

Berlim «irá analisar se as previsões de crescimento económico do programa de ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia são realistas». «No entanto, ainda não chegámos ao ponto de poder avaliá-las», disse a chanceler, citada pela Lusa, referindo-se ao desfecho das conversações em Lisboa.



Merkel não adiantou mais nada sobre esta matéria. Disse apenas que o seu Governo acompanhou o decorrer das negociações entre o Executivo português e a troika, que culminaram num memorando para um empréstimo a Portugal de 78 mil milhões de euros, a conceder nos próximos três anos.

Alemanha decide apoio a Portugal na próxima semana

A chanceler aproveitou a ocasião para anunciar que o ministro das Finanças, Wolfgang Schaeuble, informará o Parlamento, no início da próxima semana, sobre o programa de ajuda a Portugal e a posição do governo alemão de centro-direita.

«As decisões sobre a aceitação do programa ainda não estão na ordem do dia, mas as coisas estão a fazer o seu caminho normal».

Berlim ainda não quantificou a sua contribuição para o pacote de ajudas a Portugal, no âmbito do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF).

As garantias bancárias a efectuar pela Alemanha - que contribui com a maior quota parte para o referido fundo (27%) - deverão, no entanto, situar-se entre os sete e os oito mil milhões de euros, segundo vários especialistas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos