ANA: trabalhadores reivindicam exceções aos cortes - TVI

ANA: trabalhadores reivindicam exceções aos cortes

Dinheiro

«Se há empresas em que têm condições» para serem uma exceção aos cortes salariais «e em que faria sentido, seríamos nós»

Relacionados
A Comissão de Trabalhadores da ANA reúne-se esta quarta-feira com a administração da gestora aeroportuária para reivindicar a aplicação do estatuto de exceção aos cortes salariais e contestar a forma como estes estão a ser aplicados na empresa.

«Se há empresas em que têm condições» para serem uma exceção aos cortes salariais «e em que faria sentido, seríamos nós», disse à Lusa João Figueira, da CT da ANA.

Os trabalhadores da gestora aeroportuária estão «expetantes», uma vez que o conselho de administração da ANA já admitiu que têm mantido conversações com o Governo sobre uma eventual adaptação aos cortes salariais, à semelhança do que aconteceu na TAP e na Caixa Geral de Depósitos.

A CT contesta também a forma como os cortes salariais estão a ser aplicados aos vencimentos dos trabalhadores da ANA.

«Em termos de redução da massa salarial e relativamente à meta de 5% definida pelo Governo, os funcionários da ANA estão sujeitos a uma redução adicional de 1,7%».

Segundo o membro da CT, o corte de 6,7% representa um agravamento de 34% relativamente à meta imposta pela resolução Conselho de Ministros e corresponde a uma verba de 3,16 milhões de euros.

A CT da ANA reúne-se às 14:30 com a administração e, uma hora depois, realiza-se um plenário de trabalhadores onde serão apresentadas as conclusões da reunião anterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados