Brasil leiloa exploração de petróleo no norte e nordeste - TVI

Brasil leiloa exploração de petróleo no norte e nordeste

Petróleo

Portuguesas Galp e Partex e angolana Sonangol participam

O Brasil, após cinco anos da descoberta do pré-sal, vai leiloar na terça e quarta-feira 289 áreas para exploração de petróleo no norte e nordeste do país, a que concorrem as petrolíferas portuguesas Galp e Partex e a angolana Sonangol.

No total, 71 companhias de 21 países irão disputar estes blocos petrolíferos que têm uma reserva estimada de 9,1 mil milhões de barris, no primeiro leilão organizado no Brasil desde 2008 pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

As companhias interessadas são a BG, Chevron e Petrobras, além de Exxon Mobil, Royal Dutch Shell, a norueguesa Statoil, a espanhola Repsol, a chinesa CNOOC, a BP Group da Grã-Bretanha, a australiana BHP Billiton e a Sonangol, de Angola.

Segundo a lista divulgada pela ANP, participam também no leilão as portuguesas Petrogal, da Galp Energia, e a Partex Brasil, da empresa da Fundação Gulbenkian.

Contactada a Galp, fonte da empresa referiu que iria concorrer ao leilão sem, no entanto, referir a quais blocos. Quanto à Partex, ainda não foi possível obter um comentário.

O leilão será centrado em áreas a explorar na região norte e nordeste do Brasil.
Continue a ler esta notícia