Bruxelas: fundo europeu pode servir para financiar bancos - TVI

Bruxelas: fundo europeu pode servir para financiar bancos

Euro

«Cofre» de emergência com 750 milhões de euros foi criado para ajudar países sufocados com dívidas públicas crescentes. Mas poderá vir a ser também um instrumento para aumentar liquidez dos bancos

Relacionados
O fundo de emergência criado pela Comissão Europeia, em Maio, com vista a ajudar os países da Zona Euro em grandes dificuldades de controlo do défice poderá vir a servir também de tubo de escape para as instituições financeiras.



É que a possibilidade de reguladores submeterem os bancos a testes, nas próximas semanas, para que provem a sua solidez financeira deixa antever já que algumas entidades poderão não superar, com sucesso, a «prova dos nove».

Pior: depois seriam obrigados a elevar o seu capital, sem terem dinheiro para isso. Assim, Bruxelas está a estudar a hipótese de canalizar o fundo europeu também para as instituições financeiras em risco.

Bancos alvo de confissão forçada

Só que, em troca, os bancos teriam de admitir que não têm dinheiro: uma confissão que pode ter grandes repercussões na imagem do país onde essas instituições estão sediadas, perante os mercados financeiros, explica o jornal «El País». I

nicialmente o multimilionário fundo europeu tinha em vista apenas ajudar países com dificuldades em pagar a sua dívida pública, como foi o caso da Grécia que, por sua vez, se comprometeu a adoptar severas medidas de austeridade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados