Carros: produção cresce 25% em Abril - TVI

Carros: produção cresce 25% em Abril

Opel

ACAP diz que todas as fábricas registarem «fortes» crescimentos

Relacionados
A produção de veículos automóveis atingiu as 13.106 unidades em Abril de 2010, um acréscimo de 25 por cento face ao período homólogo e com «todas as unidades a operar em Portugal a registarem fortes acréscimos», refere a ACAP.

Este acréscimo da produção foi determinado pelo crescimento da produção de todos os tipos de veículos: a produção de ligeiros de passageiros registou um acréscimo de 15,5%, a de comerciais ligeiros de 58,6% e a de veículos pesados de 88,3%, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Do total de veículos produzidos este mês, 12.747 destinaram-se à exportação, ou seja, 97,3% da produção nacional, o que representa um aumento de 24,2% face ao mesmo período de 2009.

«Embora grande», a ACAP salienta que «este aumento da produção para exportação foi menor do que o aumento registado no mercado nacional» que foi de 61,7%.

De acordo com a associação, «esta evolução tão positiva que agora se constata deve-se ao facto da comparação estar a ser feita com valores da produção anormalmente baixos no ano anterior».

Se comparada a produção do ano em curso com a média dos últimos cinco anos, em termos mensais a produção está 8,9% abaixo da média, diz a Lusa. Já em termos acumulados, está 11,7% abaixo da média.

A Autoeuropa e a Peugeot Citroen de Mangualde são as fábricas que lideram a produção automóvel em território nacional, com a Autoeuropa a produzir 6.723 veículos em Abril (63,6% da produção).

A Peugeot Citroen produziu 3.338 automóveis, ou seja, 29,3% do total que foi produzido no mês passado.

Em termos acumulados, ou seja de Janeiro a Abril foram produzidos 51.127 veículos, um aumento de 25,3% em relação ao período homólogo de 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados