Confiança dos empresários alemães desaponta - TVI

Confiança dos empresários alemães desaponta

Empresário

Analistas esperavam subida do índice para 102 pontos, mas ficou nos 101,5 pontos em Maio. Culpa é da crise europeia e da turbulência dos mercados

Relacionados
Desapontou as expectativas. A confiança dos empresários na Alemanha manteve-se praticamente inalterada no mês de Maio. Mas esperava-se uma recuperação mais forte de uma das maiores economias da Europa, sobretudo agora que o motor europeu está a precisar de um empurrão para voltar a funcionar.

O índice que mede o clima de negócios do instituto Ifo ficou nos 101,5 pontos em Maio, contra os 101,6 pontos do mês passado, permanecendo no nível mais alto desde Maio de 2008.

Os analistas esperavam uma pequena subida do índice para os 102 pontos, revela a agência Lusa. Mas tal não se verificou, por causa do abalo da crise financeira na zona euro e da turbulência verificada dos mercados financeiros.

O presidente do instituto Ifo, Hans-Werner Sinn, considerou que o clima de negócios ficou «praticamente inalterado» apesar da robustez da recuperação da economia alemã.

A economia de Angela Merkel está a recuperar lentamente da maior recessão dos últimos 60 anos, com a economia a encolher 4,9% em 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados