EDP e Galp não prevêem antecipar dividendo - TVI

EDP e Galp não prevêem antecipar dividendo

António Mexia

Empresas lideradas por António Mexia e Ferreira de Oliveira não seguem pisadas da PT, Portucel e Jerónimo Martins

Relacionados
A EDP e a Galp não prevêem antecipar o pagamento de dividendos referentes aos lucros deste ano. As empresas não deverão assim seguir a pisadas da PT, Portucel e Jerónimo Martins que conseguirão «fugir» à tributação mais pesada prevista na proposta do Orçamento do Estado para 2011.

«A EDP não têm prevista qualquer assembleia geral extraordinária para aprovar a distribuição de dividendo», disse à Lusa fonte oficial da EDP, que este ano espera apresentar um lucro recorde acima de mil milhões de euros.

O conselho de administração da empresa liderada por António Mexia prevê distribuir um dividendo relativo a 2010 de 0,17 euros por acção, de acordo com a informação divulgada pela empresa recentemente.

Também fonte oficial da Galp disse à Lusa que não está prevista a realização de uma reunião magna de accionistas «fora do planeamento já anunciado ao mercado».

Questionada sobre a possibilidade de antecipar o pagamento de dividendos, fonte oficial da ZON disse que se trata de «uma matéria do conselho de administração e que, até ao momento, não há qualquer decisão».

A Lusa também contactou a Cofina e a Altri que não se quiseram pronunciar sobre o assunto.

A tributação dos lucros destas empresas será agravada no próximo ano, devido ao facto dos dividendos inferiores a 10 por cento de participações detidas pelas SGPS no capital social de outras empresas passarem a pagar IRC.
Continue a ler esta notícia

Relacionados