EDP prevê investir 2 mil milhões por ano até 2016 - TVI

EDP prevê investir 2 mil milhões por ano até 2016

Three Gorges assina contrato para compra da EDP (MARIO CRUZ / LUSA)

Elétrica aposta em barragens em Portugal e em novos mercados de energia eólica, sem esquecer o Brasil

Relacionados
A EDP irá investir a um ritmo anual de 2,1 mil milhões de euros, nos próximos três anos, em barragens em Portugal e em novos mercados de energia eólica e no Brasil, um valor que se mantém relativamente a 2011.

Segundo o plano de negócios da EDP, apresentado esta quarta-feira no Porto aos investidores, dos 2 mil milhões de euros por ano, cerca de 64 por cento serão dirigidos à energia eólica, 28 por cento para as barragens em Portugal e o restante para o Brasil.

Para este objetivo, escreve a Lusa, a empresa considera fundamental a parceria estratégica assinada com o seu novo acionista, os chineses da Three Gorges, que irá financiar a EDP através da compra de pequenas participações minoritárias em parques eólicos no valor de 2 mil milhões de euros, sendo que a primeira tranche de 800 milhões de euros deverá estar disponível até maio de 2013.

Para além do financiamento acordado com a Three Gorges, a EDP espera que, para o plano de expansão até 2015, contribua a libertação de dinheiro através das suas operações («free cash-flow») que ultrapassará os mil milhões em 2015, uma situação que não acontece atualmente já que a empresa não prevê libertar dinheiro em 2012.

Nos próximos três anos, a EDP espera conseguir um EBITDA (lucros antes de impostos e amortizações) anual de 4 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados