Galp: trabalhadores desistem da greve - TVI

Galp: trabalhadores desistem da greve

Galp

Paralisação de quatro dias teria início amanhã. Sindicatos alegam que foram as «pressões» da administração que motivaram esta cedência

Relacionados
Era para ser a segunda greve deste ano, mas já foi desconvocada. Os sindicatos da Galp Energia decidiram não avançar com a paralisação de quatro dias. A comissão sindical aponta «pressões» da administração da empresa como o motivo do recuo.



As «arbitrariedades, pressões e coacção psicológica» levada a cabo pela administração da Galp são repudiadas pelos trabalhadores. «Estas acções ilegais atingiram uma gravidade nunca antes verificada, ao longo de mais de 30 anos de vida da Petrogal (Galp), e pela sua natureza impedem que, neste momento, sejam criadas as condições necessárias para o normal e livre exercício do direito à greve», afirmou a comissão central de trabalhadores da Galp, num comunicado citado pela agência Reuters.



Os trabalhadores deixam assim para trás as reivindicações salariais que já estiveram em causa na greve de três dias, realizada no mês passado. Os sindicatos exigem aumentos de 2,8% ainda este ano, mais 1,3% do que foi sugerido pela administração.



A greve ia começar amanhã e previa paralisar as duas refinarias da empresa.



As acções da Galp fecharam a sessão desta segunda-feira em alta. A petrolífera liderou os ganhos da praça nacional, com uma escalada de 3%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados