Há computadores que detectam o sarcasmo - TVI

Há computadores que detectam o sarcasmo

Amor na Internet - Idade Maior

Fiabilidade do programa desenvolvido por investigadores da Universidade Hebraica de Jerusalém não convence especialistas. Aplicação está longe de perceber a intenção expressa de alguns comentários mais, ou menos, irónicos

Relacionados
A taxa de precisão é de 80%. Por isso, os trocistas que se cuidem. Agora há computadores que conseguem reconhecer o sarcasmo dos seus utilizadores. Alguns investigadores da Universidade Hebraica de Jerusalém desenvolveram um programa capaz de identificar o humor mais negro e quiçá até mais subtil. Mesmo assim, há quem duvide desta invenção.



O novo programa foi desenvolvido para identificar as frases mais irónicas em mensagens escritas online. E é uma forma de ajudar as pessoas a evitar a confusão entre o que é e o que parece ser, já que no meio virtual normalmente há poucos sinais sociais verdadeiramente perceptíveis.



Através de uma estratégia designada por «aprendizagem de máquina» ou machine learning, esta invenção teve por base um teste com 80 frases sarcásticas, como esta: «Todas as características que você deseja, pena que eles não funcionam» (sobre telefones inteligentes) e várias centenas de frases não sarcásticas.



Sob análise estiveram ainda 66 mil críticas de leitores a 120 produtos vendidos pela Amazon. E a conclusão a que se chegou foi que cada crítica analisada tinha uma média de 15 frases, parte delas sarcásticas.



Ainda assim, o desempenho do programa está longe de ser perfeito. Basta ver que o sarcarmo é uma construção social complicada, explicou a neuropsicóloga da Universidade da Califórnia, citada pelo «Discovery News». Além de que para se conseguir interpretar, com correcção, algumas expressões, é preciso conhecer o contexto e a pessoa que está a falar.



«Os nossos cérebros são um complexo de sugestões sociais e um processo de coisas muito subtis». Os computadores «estão longe de chegar lá», rematou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados