Milionários: quem sobe e quem desce? - TVI

Milionários: quem sobe e quem desce?

Joe Berardo sai do top 10 e chegam ilustres «desconhecidos» da maioria dos portugueses

Relacionados
Américo Amorim continua a ser o homem mais rico do país. O empresário lidera, pelo quarto ano consecutivo, a lista dos milionários portugueses, elaborada pela revista «Exame».

Entre os seus activos mais valiosos estão as participações na Corticeira Amorim e na Galp Energia. A sua fortuna vale 2,6 mil milhões de euros, mais 18,2% que no ano anterior.

Alexandre Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins, roubou o segundo lugar a Belmiro de Azevedo. O gestor saltou directamente do quarto para o segundo lugar com um aumento de 88,9% no valor do seu património. Foi a fortuna que mais cresceu em Portugal no último ano, graças à valorização da dona do Pingo Doce em bolsa, e ascende agora a 1,9 mil milhões de euros.

Já o empresário que fundou a Sonae, caiu para o terceiro lugar do ranking. A sua fortuna, que hoje vale 1,3 mil milhões de euros, até cresceu no último ano, 1,1%, mas não chegou para manter a sua posição no top.

A quarta maior fortuna portuguesa cabe à família Guimarães de Mello, que detém a José de Mello SGPS, além de participações na EDP e Brisa, entre outras, e é de 1.006 milhões de euros. Também a quinta posição é ocupada por uma família, os Alves Ribeiro, com uma fortuna avaliada em 779,7 milhões de euros. É o primeiro ano desta família com investimento no Banco Invest e na Alves Ribeiro Construções, entre outros, no top 25 dos milionários nacionais.

O top 10 fica completo com os nomes de Perpétua Bordalo da Silva e Luís Silva (679,7 milhões de euros), Rita Celeste Violas e Sá e Manuel Violas (650,6 milhões de euros), Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo (645,8 milhões de euros), família Cunha José de Mello (638 milhões de euros) e António da Silva Rodrigues, da Simoldes, que viu a sua fortuna (551 milhões de euros) crescer 5,9%.

A única mulher que consta isoladamente do top perdeu dinheiro: a sua fortuna encolheu 3,6%, e por isso caiu do quinto para o oitavo lugar.

Do top 10 saíram Joe Berardo e também as herdeiras de Horácio Roque, que era presidente do Banif.

No conjunto, as 25 maiores fortunas de Portugal valem 17,4 mil milhões de euros este ano, o que traduz a uma subida de 17,8% face ao ano anterior e equivale a 10,1% do Produto Interno Bruto (PIB) português de 2010 (preços de mercado).
Continue a ler esta notícia

Relacionados