Ministério Público investiga Ongoing no Brasil - TVI

Ministério Público investiga Ongoing no Brasil

Nuno Vasconcelos e Lula da Silva

Justiça brasileira suspeita que o grupo português tenha «contornado» a Constituição, que proíbe o controlo por estrangeiros de órgãos de comunicação social

Relacionados
O Ministério Público de São Paulo abriu uma investigação ao grupo de media português Ongoing, no Brasil, noticia esta quarta-feira o jornal «Folha de São Paulo».

Segundo o diário, a suspeita que o grupo tenha usado algum expediente legal para contornar a Constituição brasileira, que proíbe o controlo por estrangeiros de órgãos de comunicação social.

A Ongoing entrou no mercado brasileiro em 2009, com o lançamento do diário «Brasil Económico», que é propriedade da empresa EJESA, maioritariamente detida por Alexandra Vasconcellos, brasileira de origem e mulher do presidente da Ongoing Nuno Vasconcellos, que detém apenas 29%.

Em Abril deste ano, o grupo passou a deter a empresa que publica os jornais «O Dia», «Meia Hora» e «Marca».

Fonte oficial da Ongoing disse à Agência Financeira que a empresa cumpre os requisitos legais, uma vez que 70% da empresa pertencem a um proprietário brasileiro, e que espera que o processo que está decorrer seja arquivado. Para a Ongoing, a notícia veiculada hoje pela «Folha de São Paulo» é uma forma de pressão sobre o Ministério Público.
Continue a ler esta notícia

Relacionados