Moody`s ameaça cortar rating dos bancos portugueses - TVI

Moody`s ameaça cortar rating dos bancos portugueses

Ratoeira

Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta, BES, BPI, BCP, Montepio e Banif estão entre os bancos visados

Relacionados
A Moody`s prepara-se para rever em baixa o rating de vários bancos, entre os quais a Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta, BES, BPI, BCP, Montepio e Banif. A informação surgiu da parte do serviço de investidores desta casa de notação financeira, citado pela Reuters.

Além deste bancos, também o Espírito Santo Financial Group, o Banco Itaú Europa e BPN estão na lista para um possível «downgrade».

Em causa está o perfil financeiro dos maiores bancos nacionais, o chamado Bank Financial Strength Ratings (BFSR), que a agência de rating admitiu rever de forma negativa.

A CGD e o BCP tem um BFSR de D+, o BES tem um BFSR de D+, o Santander Totta de C, o BES, BPI e Itau Europa de C-.

Por enquanto, os rating mantém-se, mas a Moody`s vai estar mais atenta nos próximos meses. O objectivo é que a banca nacional se mostre mais independente do financiamento do Banco Central Europeu (BCE).

A evolução da conjuntura económica de Portugal também será fundamental para a decisão desta casa de notação, que se revelou esta quinta-feira apreensiva quanto ao impacto das medidas de austeridade, anunciadas pelo Governo, nos activos dos bancos.

A Moody`s justifica-se ainda com o elevado nível de incerteza em torno do ambiente operacional dos bancos, que pode aumentar a probabilidade do Estado ter de apoiar as instituições financeiras.

A Standard & Poor`s já colocou, no início deste mês, a avaliação dos bancos portugueses em vigilância negativa.

[Notícia actualizada]
Continue a ler esta notícia

Relacionados