Net: Portugal é o «co-piloto» europeu na banda larga móvel - TVI

Net: Portugal é o «co-piloto» europeu na banda larga móvel

Computador

Taxa de penetração da banda larga móvel em Portugal atingiu, em Janeiro, os 16,1%. Na Europa, a média é de 5,2%

Relacionados
Portugal é o segundo Estado-membro da União Europeia (UE) em penetração da banda larga móvel, com uma taxa de 16,1%, segundo dados divulgados esta terça-feira em Bruxelas. Só a Finlândia fica à frente, com uma taxa 17%.

Estes valores são muito superiores à média europeia, onde a taxa de penetração do acesso à Internet através de banda larga móvel, em Janeiro, fixava-se nos 5,2%, revela o relatório da Comissão Europeia sobre o mercado único europeu das comunicações electrónicas, citado pela Lusa.

Já no que respeita à taxa de penetração geral da banda larga, Portugal está abaixo da média europeia (24,8%), com 18,6%.

Em relação aos preços de chamadas na rede móvel, o relatório mostra que Portugal acompanha a média da UE: os preços baixaram dos 14 cêntimos por minuto, em 2007, para 12 cêntimos, em 2008.

No que respeita ao tempo que leva a mudar de operador, Portugal está abaixo da média europeia (4,1 dias): são precisos 3,73 dias, segundo dados de Outubro de 2009.



«O rápido crescimento da banda larga móvel e a oferta de acesso à Internet a preços mais comportáveis são boas notícias para os consumidores nestes tempos economicamente difíceis», disse a comissária europeia para a Agenda Digital, Neelie Kroes.

A responsável adiantou, no entanto, que «os Estados-membros têm de fazer mais para garantir que as regras das telecomunicações sejam devidamente aplicadas e efectuados os investimentos necessários em serviços inovadores, para benefício dos 500 milhões de consumidores europeus».
Continue a ler esta notícia

Relacionados