PT com quota de 51,9% dos clientes de serviço telefónico fixo - TVI

PT com quota de 51,9% dos clientes de serviço telefónico fixo

Portugal Telecom (Foto: Nuno Miguel Silva)

ZON tem vindo a ganhar terreno

A Portugal Telecom (PT) atingiu no primeiro trimestre deste ano uma quota de mercado de 51,9% dos clientes de acesso direto ao serviço telefónico fixo, seguida pela ZON com 24,4%, segundo dados do regulador do setor.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) mostra que a quota de mercado da PT caiu 0,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior e 0,2 pontos percentuais em termos homólogos, mas sublinha que apesar da quota de clientes de acesso direto do grupo «ter vindo a diminuir desde 2000», «parece ter estabilizado nos últimos trimestres».

Pelo contrário, destaca, a quota da ZON aumentou 0,3 pontos percentuais neste trimestre, em linha com a tendência revelada desde a entrada nestes mercados.

Seguem-se então a Optimus/Sonaecom com 12,6% de quota de mercado, a Cabovisão com 6,4% e a Vodafone com 4,4%.

A ANACOM frisa contudo que existem operadores que atuam em segmentos específicos de mercado, pelo que a posição de cada um dos operadores «não deve ser interpretada como um indicador da qualidade dos serviços prestados ou da performance desses operadores nos segmentos em que atuam», cita a Lusa.

Quanto aos acessos do serviço de telefone fixo, a PT «continua a deter a maioria dos acessos», correspondente a 57,1% do total, o que representa contudo «menos 0,9 pontos percentuais que no final do período homólogo do ano anterior». O regulador mostra ainda que a quota de acessos do grupo PT sofreu uma queda de 19 pontos percentuais desde o início de 2007.

Mais uma vez, o grupo ZON é o segundo maior operador, com uma quota de 20,1%, um aumento de 1,7 pontos percentuais em termos homólogos, seguido pela Optimus/Sonaecom com 11,4%, Cabovisão com 5,3%, Vodafone com 4,8% e Onitelecom com 0,7%.

Em termos de tráfego de voz em minutos, o grupo PT alcançou uma quota de 54,4%, mais 0,3 pontos percentuais em cadeia e menos 1,2 pontos percentuais em termos homólogos, seguindo-se a ZON com 22,7%, a Optimus com 10,9%, a Vodafone com 5,8%, a Cabovisão com 4,1%, a Onitelecom com 1% e a AR Telecom com 0,5%.

O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o primeiro trimestre foi de cerca de dois mil milhões de minutos e 535 milhões de chamadas.

Segundo a Anacom, o número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era de 3,7 milhões, mais 0,1% face ao trimestre anterior, assim como em relação ao trimestre homólogo do ano anterior.

«Desde o início do quarto trimestre de 2008 que o número de clientes deste serviço tem vindo a crescer devido à popularidade das ofertas em pacote» que integram telefone fixo, televisão por subscrição e/ou Internet, englobando nomeadamente chamadas gratuitas para números fixos, e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em redes de TV por cabo, refere o comunicado.

Cerca de sete em cada 10 clientes do serviço de telefone fixo adquiriu o serviço integrado num pacote.

Já a taxa de penetração dos clientes residenciais de acesso direto atingiu os 56,2 por 100 alojamentos familiares clássicos, tendo-se mantido face ao período anterior.

Quanto ao acesso indireto, a tendência continua a ser a de redução do número de clientes com este tipo de acessos desde o segundo trimestre de 2006, uma evolução explicada pelo regulador com «a aposta dos novos prestadores noutros modelos de negócio com melhores perspetivas de rentabilidade, pelas ofertas em pacote que integram chamadas gratuitas e pelas novas ofertas tarifárias do operador histórico».

Em relação aos clientes de VoIP (voz sobre Internet protocol) nómada, existiam no final do primeiro trimestre de 2013 cerca de 68 mil clientes ativos, menos de 3,8% face ao trimestre anterior, em linha com uma tendência descendente «explicada sobretudo pelo facto de um operador ter migrado um conjunto significativo dos seus clientes para uma solução de telefonia vocal fixa».
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