SIC avança com rescisões amigáveis - TVI

SIC avança com rescisões amigáveis

Francisco Pinto Balsemão nos Debates do Regime

Sindicato dos Jornalistas fala em «descarada chantagem»

Relacionados
A SIC avançou com um novo plano de reestruturação interna, abrindo um processo de rescisões amigáveis transmitido quinta-feira aos seus funcionários.

O programa de rescisões descrito numa nota enviada aos trabalhadores, «é aberto a todos os que tiverem até 62 anos (inclusive) com contrato sem termo celebrado com as empresas SIC e GMTS há mais de 12 meses», segundo disse fonte à Lusa.

Os funcionários que desejem aderir ao programa podem fazê-lo até dia 17 de Junho.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) já reagiu e, em comunicado enviado às redacções, classificou a medida como «chantagem».

A SIC «propõe pagar a cada trabalhador que aceite rescindir o seu contrato de trabalho uma compensação equivalente a 1,25 do valor médio da retribuição certa mensal dos 12 últimos meses, por cada ano de antiguidade na empresa», avança o sindicato.

«Em função do desfecho deste processo, a administração «poderá implementar, ou não, outras medidas no âmbito da reestruturação relacionada com a área dos recursos humanos, eventualmente recorrendo a soluções previstas nas anunciadas alterações da legislação laboral», cita o SJ no mesmo documento.

O sindicato «considera que a forma como esta comunicação é feita configura uma descarada chantagem», para quem este programa «constitui mais uma prova de que há empregadores que conseguiram impor a ideia de que para vencer a crise é necessário reduzir os direitos laborais».



A Lusa contactou o presidente da Impresa sobre este tema, Pinto Balsemão, que se escusou a prestar declarações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados