Teodora Cardoso: «Bancos portugueses têm uma situação sólida» - TVI

Teodora Cardoso: «Bancos portugueses têm uma situação sólida»

Millennium bank

O país tem de trabalhar para recuperar a confiança dos mercados, salienta a administradora do Banco de Portugal

Relacionados
Os bancos portugueses têm uma situação «perfeitamente sólida», incluindo o BCP, e o país tem de trabalhar para recuperar a confiança dos mercados, disse à agência Lusa a administradora do Banco de Portugal (BdP), Teodora Cardoso.

Teodora Cardoso participa no Funchal no sexto Encontro de Estatísticas dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa, que decorre até sexta-feira, no qual está em debate o impacto da crise financeira e o papel destas instituições.

A responsável disse que os testes de resistência feitos aos bancos portugueses, cujos resultados serão divulgados a 23 de Julho, depois dos relatórios a nível europeu «estão completos».

«Estamos tranquilos. Estão numa situação perfeitamente sólida. Fizemos testes adicionais e estão perfeitamente em condições de resistir mesmo a uma crise forte sem necessidade de aumento de capitais adicional», garantiu esta economista.

BdP não pode intervir nos rumores sobre o BCP

Teodora Cardoso adiantou que o BdP «não pode intervir nos rumores sobre a situação do BCP», caso que aponta ser de «polícia e não de política», considerando que estas suspeitas serão controlada porque o BCP «é um banco sólido».

Portugal «foi apanhado na malha da crise», na sequência de uma situação de facilitismo que conduziu ao endividamento do Estado, famílias e bancos, disse ainda Teodora Cardoso.

Teodora Cardoso realçou ainda que no actual contexto de dificuldades a nível europeu, «não se colocará o problema de aumento das taxas de juro este ano, tanto mais que não há riscos de inflação».

«Põe-se para Portugal pelo facto dos spreads terem subido, o que vai ter impacto nos custos de financiamento dos bancos. Aí o único remédio é voltar a ganhar a confiança nos mercados», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados