SCUT: Estradas de Portugal provam «falta de alternativas» - TVI

SCUT: Estradas de Portugal provam «falta de alternativas»

Estrada

PCP diz que Governo não pode avançar com portagens nas SCUT. «Não cumprem os requisitos estipulados»

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O PCP do Porto divulgou esta segunda-feira um estudo das Estradas de Portugal que mostra que «não existem vias alternativas» às auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) do Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral.

«O documento comprova que não existem alternativas para a população destes distritos e que o Governo sabe disso. O Governo não pode avançar com a aplicação de portagens nestas SCUT, porque não se cumprem os requisitos que ele próprio estipulou para a aplicação de portagens», frisou Jorge Machado, do PCP do Porto, em declarações à Lusa.

O comunista lembrou que um dos critérios para implementar portagens nas SCUT é a existência de vias alternativas no sistema rodoviário nacional e que este estudo prova que elas não existem.

«Estamos a falar de tempos de viagem três vezes superiores aos das SCUT e de vias municipalizadas, onde se circula a 50 quilómetros por hora», observou.

O memorando da Estradas de Portugal tem a data de Outubro de 2006 e refere que «as vias que se quer como alternativas às que actualmente servem em regime de SCUT não possuem características mínimas».

«Somos da opinião que presentemente não existem quaisquer vias que sirvam de alternativas aos itinerários em regime de SCUT em que se pretende implementar portagens», conclui o documento.

Como exemplo de que as vias «não servirão os utentes», o documento aponta o caso das três estradas propostas como alternativas à SCUT Costa de Prata, que «já foram entregues à Câmara de Gaia».

O cenário repete-se no caso da SCUT do Grande Porto, nomeadamente no que diz respeito à EN 108, proposta como alternativa ao IP4 Sendim/Águas Santas.

As Estradas de Portugal avisam, ainda, que as alternativas «encontram-se já de tal forma congestionadas que, durante a construção da A41, já foi construída a variante à EN 105 até Água Longa».

Quanto à SCUT Norte Litoral, o documento nota que uma das alternativas, a EN 13, «atravessa o recinto da feira semanal em Vila do Conde» e que várias vias, «por se situarem junto ao litoral, estão ainda sujeitas a tráfego sazonal, motivado pelas praias que servem».

Assim, no caso da SCUT Costa de Prata, o memorando sugere que «seja construída no mais curto espaço de tempo possível o IC 2, que irá substituir a EN 1».

Para a SCUT Norte Litoral, propõe-se que a variante à EN 14 «seja planeada de forma a servir também a zona mais litoral, projectando-se uma via que dê continuação à Via Norte».
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