SCUT: portagem na A28 torna «inevitável» aumento das carreiras - TVI

SCUT: portagem na A28 torna «inevitável» aumento das carreiras

Scut

Ligeiro pagará 4.05 euros. Há quem diga que um autocarro será o dobro

Relacionados
O administrador de uma empresa de transportes públicos de Viana do Castelo disse esta sexta-feira que «é inevitável» o aumento do preço dos bilhetes da carreira entre aquela cidade e o Porto, por causa da introdução de portagens na A28.

«Ainda não sabemos qual o valor da portagem a pagar por um autocarro, mas sabemos que um ligeiro pagará 4.05 euros. Há quem diga que um autocarro será o dobro. O aumento das tarifas será inevitável», disse à Lusa Ivo Cunha, administrador da AVIC.

A empresa, que actualmente cobra 6.20 euros por uma viagem entre Viana do Castelo e o Porto, ainda não definiu o valor do aumento do bilhete. «Ainda estamos a ponderar», referiu.

Esta empresa tem seis carreiras diárias entre Viana do Castelo e o Porto (três em cada sentido), pela A28, uma auto-estrada que a partir de 1 de Julho deixará de funcionar em regime SCUT (sem custos para o utilizador).

«As portagens serão a gota de água que fará transbordar o copo das dificuldades que as empresas do sector atravessam», referiu Ivo Cunha.

«Ao contrário dos pesados de mercadorias, nós não temos acesso a gasóleo profissional, não temos redução do valor das portagens em períodos nocturnos, não temos qualquer apoio do Estado. Agora, ainda levamos com o aumento do IVA e, como se não bastasse, com a introdução de portagens. Tudo isto significa um forte abanão para as empresas de transporte público», acrescentou o administrador da AVIC.

Há ainda outra empresa que faz transporte de passageiros entre Viana do Castelo e o Porto, a Auto Viação do Minho, cujo administrador, Luís Costa, garantiu que também vai aumentar os preços, «mas não por causa das portagens».

«Vamos aumentar por causa da subida do IVA, como acontecerá com todas as outras empresas nacionais do sector», referiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados