Governo contraria OCDE: desemprego vai cair este ano - TVI

Governo contraria OCDE: desemprego vai cair este ano

Previsões do Executivo mantêm-se «optimistas»

Relacionados
O secretário de Estado do Emprego disse esta quarta-feira que as previsões governamentais para a taxa de desemprego se mantêm mais «optimistas» do que as da OCDE, referindo acreditar numa melhoria do desemprego ainda este ano.

«É possível ter uma melhoria do emprego ainda durante 2010», anunciou Valter Lemos que garantiu que o Executivo mantém a sua previsão nos 9,8% para o conjunto do ano, contra a estimativa de 10,6% da organização internacional.

O que diz o ministro da Economia

«Anunciar novas medidas não é suficiente»

Valter Lemos, que falava aos jornalistas à margem da reunião da Concertação Social, referiu ainda acreditar que a recuperação que a OCDE estima que aconteça em 2011 decorra ainda na segunda metade deste ano.

«Para a OCDE não haverá crescimento do desemprego em Portugal no resto do ano de 2010. Isto significa que a OCDE aceita que para todo o ano de 2010 o desemprego em Portugal será igual ao que foi no primeiro trimestre», assegurou o secretário de Estado.

«Em Abril, o número de inscritos nos centros de emprego diminuiu e acreditamos que a tendência irá continuar e que terminaremos o ano melhor do que o iniciámos», justificou.

A OCDE prevê que Portugal cresça 1% do PIB este ano, acima da previsão de 0,7% do Governo, e estima que o desemprego chegue aos 10,6%, um valor acima das previsões do Executivo, que espera chegar ao fim do ano com uma taxa de 9,8%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados