Cavaco Silva: «Falhas dos mercados devem ser colmatadas» - TVI

Cavaco Silva: «Falhas dos mercados devem ser colmatadas»

Cavaco Silva (LUSA)

É necessário «encontrar mecanismos mais eficazes de prevenção, detecção e punição de comportamentos pouco éticos dos agentes económicos», defende o Presidente

Relacionados
As «falhas no funcionamento dos mercados devem ser colmatadas» e é necessário «encontrar mecanismos mais eficazes de prevenção, detecção e punição de comportamentos pouco éticos dos agentes económicos», defendeu esta segunda-feira Cavaco Silva.

O manifesto eleitoral do candidato à Presidência da República, apresentado no Porto, defende que o «debate em torno do Serviço Nacional de Saúde não deve ser marcado por preconceitos ideológicos» e sugere uma discussão que garanta a sua «sustentabilidade», assim como na Segurança Social.

Deve-se ainda, de acordo com Cavaco Silva, «aprofundar o diálogo com as Regiões Autónomas» e «manter a solidariedade que lhes é devida», respeitando também a «sua autonomia».

Além disso, o manifesto apresentado por Cavaco Silva defende um reforço da «acção fiscalizadora e de supervisão a cargo das entidades públicas, definindo um melhor, mais transparente e mais independente quadro regulatório, seja a nível nacional, europeu ou mundial».

O actual Presidente da República pede ainda que o «papel dos magistrados seja valorizado», já que o «sistema de Justiça encontra-se hoje atravessado por crispações que põem seriamente em causa a sua credibilidade».

O Estado deve ainda, de acordo com Cavaco Silva, «aumentar a sua eficiência e transparência, o que implica que o mérito seja o critério dominante na admissão e na avaliação dos funcionários».

O objectivo é, para Cavaco Silva, que Portugal volte a ser um país «credível» e «respeitado».
Continue a ler esta notícia

Relacionados