Grécia: Alemanha assume maior parte da quinta tranche - TVI

Grécia: Alemanha assume maior parte da quinta tranche

Dinheiro

Banco Estatal alemão disponibilizará mais de 5,05 mil milhões para evitar que Atenas entre na bancarrota

Relacionados
A Alemanha assumirá parte substancial da próxima prestação de ajuda à Grécia, que perfaz 12 mil milhões de euros, noticia esta terça-feira o tablóide «Bild», citando fontes governamentais.

Isto no dia em que a Finlândia anunciou que vai exigir mais garantias caso seja chamada para participar em novos planos de resgate na Zona Euro.

O Banco Estatal de Fomento (KfW) alemão disponibilizará mais de 5,05 mil milhões de euros para evitar que Atenas entre em bancarrota, se não cumprir os compromissos financeiros que expiram este mês.

A Alemanha assume, assim, mais de metade da verba a cargo da União Europeia, 8,7 mil milhões de euros.

Segundo as fontes citadas pelo «Bild», a elevada soma disponibilizada agora por Berlim para a quinta prestação à Grécia deve-se ao facto de a Alemanha não ter atingido, nas prestações anteriores, a quota de 28 por cento do total do empréstimo europeu que lhe está atribuída, e de tencionar recuperar agora este atraso.

Esta quarta-feira é a vez dos grandes bancos da Zona Euro estarem reunidos , em Paris, para tentar acabar com o impasse que tem envolvido a discussão europeia no que toca à participação dos investidores privados na reestruturação da dívida da Grécia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados