G20: Casa Branca rejeita ideia de divisão EUA/Europa - TVI

G20: Casa Branca rejeita ideia de divisão EUA/Europa

G20

Conselheiro acredita em acordo sobre retoma

Relacionados
Um conselheiro da Casa Branca para questões de economia internacional rejeitou esta terça-feira a ideia de divisão entre Estados Unidos e países europeus sobre o relançamento da economia mundial a dois dias do início da cimeira do G20.

Mike Froman disse, em declarações a jornalistas em Londres, citado pela agência Lusa, acreditar que a cimeira que se vai realizar em Londres na quinta-feira levará a um acordo sobre a forma de retomar o crescimento.

A imprensa europeia tem noticiado nos últimos dias que os países europeus querem do presidente Barack Obama um compromisso para um reforço da supervisão no sector financeiro, mas rejeitam os apelos norte-americanos de adopção de mais planos de estímulo à economia.

«Apesar das informações contraditórias na imprensa ninguém estaria à espera que os países dissessem vou fazer um novo plano de relançamento», afirmou Froman.

França quer resultados ou ameaça bater com a porta

Barroso exorta líderes do G20 a tomarem medidas corajosas

«Não é esse o objectivo destas cimeiras», acrescentou, sublinhando que neste momento há um debate na Europa sobre será ou não prudente a aprovação de novos programas para o relançamento económico.

As afirmações de Mike Froman surgem numa altura em que a ministra da economia francesa, Christine Lagarde, advertiu, em declarações à BBC, que o presidente Nicolas Sarkozy, poderá deixar a cimeira se não estiver satisfeito com os resultados alcançados.

A ministra referiu, no entanto, que os líderes do G20 estão do mesmo lado em várias questões.

Mike Froman, que falava em Londres antes da chegada à capital britânica do presidente norte-americano, Barack Obama, assinalou que está convencido que da cimeira do G20 sairão medidas que podem levar à retoma e ao alargamento da supervisão do sistema financeiro internacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados