UE 25 anos: menos inflação, mais desemprego, o mesmo défice - TVI

UE 25 anos: menos inflação, mais desemprego, o mesmo défice

Bruxelas- Foto Lusa/EPA

Nem tudo melhorou com adesão à União Europeia

Relacionados
Portugal está há 25 anos na União Europeia. O saldo é positivo, mas não em todas as frentes. O desemprego ficou mais acentuado, a inflação desceu bastante, o défice piorou ligeiramente e a dívida pública face ao PIB subiu quase para o dobro do que estava em 1986, conclui a Lusa.

Em números, este é o saldo da comemoração que será feita no sábado, dia em que o Portugal assinala o quarto de século da sua presença na União Europeia.

Nos últimos vinte e cinco anos, a economia portuguesa sofreu uma profunda transformação, reduzindo a inflação de 19%, em 1985, para um inédito valor negativo de 0,9%, no ano passado.

Quanto à dívida directa do Estado, esta passou de 53 para 81% do Produto Interno Bruto (PIB), prevendo-se que continue a subir até 2013.

O desemprego, por outro lado, foi gradualmente melhorando na década seguinte à da entrada na Europa comunitária (ainda que com variações) reduzindo-se de 9%, em 1986, para 4% em 2000, a melhor taxa dos últimos 25 anos.

A crise financeira poderá ter feito o desemprego subir para níveis históricos, mas desde o início da década que este não pára de aumentar, estando actualmente nos 10,8%, como mostram os dados oficiais compilados pela Agência Lusa para os últimos 25 anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados