IEFP: número de desempregados sobe 26% (vídeo) - TVI

IEFP: número de desempregados sobe 26% (vídeo)

  • Redação
  • António Ferrari com CPS
  • 18 jan 2010, 18:13
Desemprego

Desemprego atingiu sobretudo homens apesar de ter subido em ambos os géneros

Relacionados
[Actualizada às 21h07]

O número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego, em Portugal, aumentou 26,1%, em Dezembro, face a igual período do ano passado, de acordo com os últimos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Ainda assim, o ritmo de novos desempregados tem vindo a diminuir desde Setembro, altura em que se registou uma subida mensal de 1,7% e homóloga de 29,1%.

Ao todo, no último mês de 2009, estavam inscritos nos Centros de Emprego do continente e das Regiões Autónomas 524.674 desempregados, ou seja, mais 108.669 indivíduos do que no mesmo mês de 2008.

Veja a reportagem aqui

Em Dezembro, face a Novembro, o aumento foi de 0,2%, o que representa um crescimento de 994 inscritos.

Segundo os mesmos dados do IEFP, o desempregado atingiu sobretudo os homens, no período em análise, apesar de ter subido em ambos os géneros.

O número de homens desempregados aumentou 37,4%, enquanto nas mulheres subiu 17,5%.

Por grupo etário, o aumento do desemprego ocorreu tanto nos jovens como nos adultos (menores de 25 anos), com subidas de 20,5% e 27%, respectivamente.

Governo sinaliza «estabilização» de inscritos

O secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, reagiu a estes números em declarações à TVI e apontou para a «estabilização» do número de inscritos nos centros de emprego em Dezembro face ao mês anterior, com o número de novos inscritos a diminuir pela primeira vez face a 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados