«Portugal é dos países europeus com menos escutas» - TVI

«Portugal é dos países europeus com menos escutas»

Esta é boca

Presidente da Associação Sindical da PJ diz que não houve escutas no caso do jornal Público

O presidente da Associação Sindical da PJ (ASFIC/PJ), Carlos Anjos, diz que Portugal é dos países da Europa que menos escutas faz, mas tudo se sabe porque ninguém guarda segredos.

«Em Portugal vive-se sistematicamente com a mania das escutas, embora sejamos dos países da Europa que menos escutas fazemos», afirmou o presidente da ASFIC à agência Lusa, referindo que em 2008 só em Paris foram feitas cerca de 45 mil escutas enquanto em Portugal não se chegou às 20 mil.

«O que acontece é que somos o povo mais desbocado que existe, ninguém consegue guardar um segredo e toda a gente conta tudo a toda a gente», acrescentou, considerando que no caso do jornal Público «não houve ninguém sob escuta. O que aconteceu, como é normal, é que alguém passou a informação cá para fora».

O investigador criminal salientou a dificuldade de alguém se introduzir no sistema informático de outras pessoas para aceder ao seu correio electrónico: «Como estamos em campanha eleitoral não fica bem uma explicação simples mas o que aconteceu é que alguém do Público deu uma informação que não devia dar a outra pessoa de outro jornal».
Continue a ler esta notícia