Luisiana pede seis mil militares para fazer frente a maré negra - TVI

Luisiana pede seis mil militares para fazer frente a maré negra

Autoridades estão a acompanhar com preocupação a mancha de petróleo

Relacionados
As autoridades norte-americanas estão a tentar conter a enorme maré negra que se espalha pelo Golfo do México, ao ritmo de cinco mil barris de petróleo por dia, após a explosão de uma plataforma petrolífera. O Governador da Luisiana pediu envio de seis mil militares para fazer frente à mancha potencialmente devastadora para os ecossistemas costeiros.

De acordo com a CNN, muitos habitantes da costa do estado da Luisiana queixaram-se esta manhã do cheiro a combustível. A Guarda Costeira dos EUA não confirmou se partes da enorme mancha já chegaram a terra. Contudo, esta identidade salientou que iria ter verificar a sua evolução.

A eminência de uma catástrofe colocou em alerta o Governo norte-americano. O presidente Barack Obama já garantiu: «A minha Administração vai continuar a usar todos os recursos ao nosso dispor, incluindo, potencialmente, o Departamento da Defesa, para fazer face ao incidente».

O chefe de Estado deixou também um avisou à empresa petrolífera que explorava a plataforma Deepwater Horizon, cuja explosão, no passado dia 20, provocou a fuga de petróleo para o mar. «A BP é, em última análise, responsável por financiar os custos de resposta e operações de limpeza», disse Obama.

Ao longo da costa foram espalhadas barreiras de protecção flutuante e as autoridades procederam já a queima controlada de partes da mancha. Contudo, face à sua dimensão e às consequências ambientais destas últimas operações, os procedimentos centram-se já na preparação de operações de limpeza, já com uma catástrofe à vista, até porque os robôs submarinos ainda não conseguiram instalar no fundo do mar uma válvula capaz de deter a fuga ¿ algo que poderá levar três meses a concretizar-se.

O governador do Estado da Luisiana, Bobby Jindal, já pediu ao Departamento da Defesa fundos para poder destacar para o local seis mil militares da Guarda Nacional.

A existência de diversos parques naturais na costa, em vários estados na zona do Golfo do México, está a causar grande preocupação relativamente aos impactos ambientais. Outra as vítimas desta maré negra poderá ser a indústria pesqueira da região.
Continue a ler esta notícia

Relacionados