Luisiana em alerta por causa de derrame de petróleo - TVI

Luisiana em alerta por causa de derrame de petróleo

EPA

Derrame será cinco vezes maior do que se pensava inicialmente

Relacionados
A enorme mancha de petróleo que se alarga por dezenas de quilómetros no Golfo do México deverá chegar à costa do estado norte-americana da Luisiana esta sexta-feira. O receio de um potencial desastre ambiental levou o governador Bobby Jindal a declarar estado de emergência.

Inicialmente pensava-se que a fuga no fundo do oceano estaria a fazer entrar no mar o equivalente a mil barris de petróleo por dia. Contudo, especialistas governamentais chegaram à conclusão que a quantidade é cinco vezes superior.

A fuga encontra-se numa zona de difícil acesso, a mais de 1500 metros de profundidade. Desde a explosão de uma plataforma petrolífera da BP que explorava o petróleo na zona, no passado dia 20, o acesso do poço tornou-se uma ferida aberta no leito marinho, que robots submarinos tentam travar.

Os receios centram-se agora em terra, com as autoridades a temerem um desastre ambiental na costa da Luisiana.

A CNN refere que a secretária de Segurança Interna dos EUA, Janet Napolitano, descreveu na Casa Branca este como um assunto de «significado nacional», o que quer dizer que a mobilização das autoridades deverá ter também um carácter mais alargado do que o das fronteiras da Luisiana.

A responsável explicou que vão ser abertos dois centros de comando, para monitorizar a situação. Um em Robert, Luisiana, e outro em Mobile, Alabama.
Continue a ler esta notícia

Relacionados