BCE deverá manter juros em 1% pelo oitavo mês - TVI

BCE deverá manter juros em 1% pelo oitavo mês

BCE

Analistas só prevêem mexidas no final do ano, mas as Euribor devem antecipar as subidas

Relacionados
O Banco Central Europeu (BCE) deverá manter esta quinta-feira a taxa de juro de referência da Zona Euro em 1%, o valor mais baixo de sempre, pelo oitavo mês consecutivo. É pelo menos esta a previsão dos analistas e a expectativa do mercado.

Desde Maio que a autoridade monetária não mexe no preço do dinheiro. Por isso, os analistas antecipam que o BCE volte a manter as suas linhas orientadoras, remetendo eventuais novidades sobre operações de cedência de liquidez para Fevereiro ou Março.

Os bancos com spreads mais baixos na habitação são...

Prestação caiu 200 euros em 2009 mas sobe em Janeiro

Ainda assim, os economistas prevêem a entidade liderada por Jean Claude Trichet comece a aumentar o preço do dinheiro já na recta final deste ano (terceiro ou quarto trimestre), sendo que as taxas Euribor tendem a antecipar esse movimento. Ou seja, na prática, a expectativa é de uma subida das taxas de referência no horizonte possa começar a puxar as Euribor para cima.

Ainda assim, entre Dezembro de 2008 e Dezembro de 2009, com os juros em níveis mínimos, a Euribor a seis meses, a mais usada pelos portugueses como indexante do crédito à habitação, caiu cerca de 70%.

Em Dezembro do ano passado, uma família com um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1% pagava uma prestação mensal de 760 euros, de acordo com cálculos da Agência financeira. Com a média deste mês, as famílias com condições semelhantes que virem a sua prestação revista em Janeiro, vão pagar apenas 568 euros, uma redução de 192 euros por mês, o que resulta, em termos anuais, numa poupança de 2.310 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados