Banco de Portugal diz que ninguém é impedido de se candidatar ao BCP - TVI

Banco de Portugal diz que ninguém é impedido de se candidatar ao BCP

Vítor Constâncio

Avaliação das listas será feita com base na capacidade de gestão da instituição

Relacionados
O Banco de Portugal não proibiu ninguém de integrar as listas candidatas aos órgãos sociais do BCP.

O esclarecimento do regulador constava já do seu comunicado emitido no passado dia 28 de Dezembro, mas foi na segunda-feira reiterado noutro comunicado.

«O Banco de Portugal esclarece de novo que em nenhum momento inibiu ou excluiu qualquer membro, actual ou anterior, de órgãos sociais do BCP, de se apresentar como candidato à próxima Assembleia-geral do banco», pode ler-se no documento.

A declaração surge depois de alguns meios de comunicação social terem publicado artigos em que sugeriam o contrário. «Carecem de fundamento alguns dos comentários entretanto publicados sobre o assunto», reitera a casa governada por Vítor Constâncio.

«Tendo as Autoridades de Supervisão encontrado fortes indícios de irregularidades praticadas no BCP, o Banco de Portugal, em articulação com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, limitou-se a chamar a atenção para os riscos que poderiam decorrer, para a estabilidade futura do BCP, das conclusões das averiguações em curso sobre o eventual envolvimento de elementos do BCP nos factos sob investigação», refere.

E conclui dizendo que, «apresentadas que estão duas listas candidatas aos órgãos sociais do BCP, a apreciação que o Banco de Portugal tiver de fazer, nos termos legais, sobre a idoneidade de qualquer dos elementos que as integram, assentará em critérios objectivos, necessários à avaliação da sua capacidade para assegurarem uma gestão sã e prudente da Instituição».
Continue a ler esta notícia

Relacionados