«Salários em Portugal não são baixos» - TVI

«Salários em Portugal não são baixos»

«Salários em Portugal não são baixos»

Os salários em Portugal não são baixos e não existe nenhum indício de que a economia esteja a caminhar no sentido de remunerar melhor o factor trabalho.

Relacionados
Esta dupla negação de duas constatações que se tornaram lugares-comuns no País constitui a principal mensagem do estudo de Pedro Portugal, divulgado ontem no boletim económico do Banco de Portugal, citado esta quarta-feira pelo «Diário de Notícias».

O autor rejeita a ideia de que o modelo de desenvolvimento económico baseado em salários baixos se teria esgotado. Desde logo, porque recusa classificar um modelo económico em função dos salários praticados: «os modelos económicos não têm existência real e é muito duvidoso que se possa, com propriedade, classificar de modelo económico a esta confusão em torno do esgotamento dos salários baixos»; e porque a análise microeconómica contraria a ideia de que os ordenados sejam baixos em Portugal: «o salário é baixo se inferior ao valor da produtividade marginal e alto se superior ao valor da produtividade marginal».
Continue a ler esta notícia

Relacionados