No ano passado, foram vendidos 1.724 veículos dos sete modelos de ligeiros de passageiros «made in Portugal» comparativamente aos 1.500 vendidos em 2005, refere o «Diário Económico».
O facto de os monovolumes terem passado a pagar classe 1 nas portagens, uma medida tomada em 2005 pelo Governo de Santana Lopes, «terá contribuído para um maior interesse pelos carros produzidos na Autoeuropa», considera a porta-voz da fábrica de Palmela. O destaque vai, no entanto, para a Peugeot Partner, com um aumento superior a 113% nas vendas, na versão de passageiros.
Mas se estes valores são um sinal positivo para a indústria automóvel portuguesa, as vendas dos modelos comerciais ligeiros acompanharam a tendência de quebra: menos 120 veículos vendidos comparativamente a 2005. Uma excepção: a Peugeot Partner, versão comercial, vendeu mais 33%.
O desfasamento dos números mostra que o facto de ser produzido em Portugal não é importante para a decisão de compra. «Os modelos determinam as vendas», concluiu António Cavaco, da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).
Os modelos «nacionais» nos ligeiros de passageiros são o VW Sharan, VW Eos, Seat Alhambra, Ford Galaxi, Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel Combo.
Já nos comerciais ligeiros, os modelos «made in Portugal» são o Citroën Berlingo, Peugeot Partner, Opel Combo, Toyota Hiace, Toyota Dyna e Mitsubishi Canter.
Carros «made in Portugal» são os que mais vendem
- Redação
- 9 jan 2007, 09:07
Os modelos de ligeiros de passageiros produzidos em Portugal registaram um aumento nas vendas superior de cerca de 15%, um número que contraria a tendência global do mercado que verificou um decréscimo de 5,7% em 2006.
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