Carros «made in Portugal» são os que mais vendem - TVI

Carros «made in Portugal» são os que mais vendem

Seat Alhambra

Os modelos de ligeiros de passageiros produzidos em Portugal registaram um aumento nas vendas superior de cerca de 15%, um número que contraria a tendência global do mercado que verificou um decréscimo de 5,7% em 2006.

Relacionados
No ano passado, foram vendidos 1.724 veículos dos sete modelos de ligeiros de passageiros «made in Portugal» comparativamente aos 1.500 vendidos em 2005, refere o «Diário Económico».

O facto de os monovolumes terem passado a pagar classe 1 nas portagens, uma medida tomada em 2005 pelo Governo de Santana Lopes, «terá contribuído para um maior interesse pelos carros produzidos na Autoeuropa», considera a porta-voz da fábrica de Palmela. O destaque vai, no entanto, para a Peugeot Partner, com um aumento superior a 113% nas vendas, na versão de passageiros.

Mas se estes valores são um sinal positivo para a indústria automóvel portuguesa, as vendas dos modelos comerciais ligeiros acompanharam a tendência de quebra: menos 120 veículos vendidos comparativamente a 2005. Uma excepção: a Peugeot Partner, versão comercial, vendeu mais 33%.

O desfasamento dos números mostra que o facto de ser produzido em Portugal não é importante para a decisão de compra. «Os modelos determinam as vendas», concluiu António Cavaco, da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

Os modelos «nacionais» nos ligeiros de passageiros são o VW Sharan, VW Eos, Seat Alhambra, Ford Galaxi, Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel Combo.

Já nos comerciais ligeiros, os modelos «made in Portugal» são o Citroën Berlingo, Peugeot Partner, Opel Combo, Toyota Hiace, Toyota Dyna e Mitsubishi Canter.
Continue a ler esta notícia

Relacionados