Casas em Portugal não estão sobreavaliadas - TVI

Casas em Portugal não estão sobreavaliadas

Imóveis [Arquivo]

O Banco de Portugal considera que as casas em Portugal não estão a ser sobreavaliadas.

Relacionados
No contexto do crédito à habitação, o Banco de Portugal fala do risco de existirem casas que são sobreavaliadas para facilitar o acesso ao crédito. Por exemplo, numa casa de 100 mil euros, em que o banco só financie 90% (90 mil euros), a avaliação pode colocar o valor da casa nos 111 mil euros, para que o banco empreste 90% deste valor, ou seja, os 100 mil euros necessários.

«A informação disponível sugere que não se observa em Portugal um fenómeno de valorização excessiva dos imóveis, não havendo assim expectativa de qualquer redução abrupta do valor dos mesmos», diz o Banco de Portugal, no Relatório de Estabilidade Financeira de 2005.

De facto, a variação dos preços de habitação (avaliada pela evolução dos valores médios de avaliação bancária de habitação divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística) terá sido aproximadamente nula em termos reais. Verifica-se também que as variações de preço (aproximadas por esta variável) terão sido mais significativas no segmento das moradias do que no dos apartamentos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados