Bancos cobram menos em Portugal que na maioria dos países - TVI

Bancos cobram menos em Portugal que na maioria dos países

Caixa Multibanco

O custo dos serviços bancários básicos em Portugal é de 69 euros por ano, inferior aos 78,28 euros de média dos 19 países incluídos num estudo internacional hoje publicado.

Relacionados
O custo desses serviços vai dos 25 euros aos 137 euros nos 19 países analisados neste estudo de acordo com critérios definidos com base no perfil local dos serviços, com os portugueses a pagarem menos que os espanhóis, por exemplo, ou os franceses, os alemães e os italianos.

Portugal ocupava o 12º lugar da tabela do «World Retail Banking Report» relativo a 2005, um estudo realizado anualmente pela empresa de consultadoria Capgemini, o banco ING e a Associação Europeia de Finantial Management e Marketing.

A Suíça ocupa o topo da tabela de custos destes serviços, com 137 euros, seguida da Austrália (123 euros), Itália (113 euros), Noruega (102 euros), Alemanha (98 euros) e Estados Unidos (93 euros).

Os serviços bancários básicos - onde se incluem, por exemplo, depósitos, levantamentos, transferências e pagamentos - são também mais caros na Polónia do que em Portugal, na Polónia, onde a média anual paga é de 91 euros, França (89 euros), Espanha (81 euros), Aústria (79 euros) e Canadá (76 euros).

Os mesmos serviços pelos quais se paga em Portugal 69 euros, em média, por ano, custam apenas 25 euros na Holanda, o custo mais baixo dos 19 países incluídos no estudo.

Outros países europeus mais baratos são a Eslovénia, a Suécia, a Bélgica, o Reino Unido e a República Checa, em que o custo está entre os 48 e os 68 euros, e ainda a China, com 29 euros.

Uma outra conclusão do estudo é que os custos destes serviços bancários subiram em países como Espanha, Holanda, Reino Unido, Bélgica e Noruega, e desceram noutros países europeus, como a Suécia, França e Alemanha.

A tendência, dizem os especialistas, é a de uma aproximação dos custos praticados pelos bancos na zona Euro, devido a iniciativas como a SEPA - Sistema Europeu de Pagamentos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados