Execuções de hipotecas dispararam em Espanha - TVI

Execuções de hipotecas dispararam em Espanha

Execuções de hipotecas dispararam em Espanha

2008 registou mais casos que os três anos precedentes todos juntos

Relacionados
A crise económica está a fazer disparar o número de hipotecas executadas no país vizinho. De acordo com os dados do Conselho Geral do Poder Judicial (CGPJ), no ano passado registaram-se 58.686 casos, mais do dobro do ano anterior (25.943).

Estas execuções, solicitadas sobretudo por entidades financeiras quando os clientes deixam de pagar as prestações do crédito, dispararam sobretudo no último trimestre do ano, em que se concentraram 21.211, face aos 13.487 do trimestre anterior e aos 8.836 processos dos últimos três meses de 2007.

Os pedidos de execução por falta de pagamento permitem à entidade financeira ou qualquer outro credor leiloar o bem em causa, normalmente um imóvel, para recuperar o valor emprestado, mais os juros. Razões que tinham já levado o CGPJ a antever que os casos se multiplicariam no ano passado devido aos «momentos de dificuldade financeira e económica».

Come feito, no ano passado foram pedidas tantas execuções como em 2005, 2006, e 2007 juntos, superando-se ainda ligeiramente as previsões do CGPJ, que apontava para 53.272 processos.

Para este ano, aquela entidade espera um crescimento mais moderado, de 43,5%, o que levará o número de execuções a ascender às 76.463.
Continue a ler esta notícia

Relacionados