Compra da Esso garante à Galp 44 postos em Portugal - TVI

Compra da Esso garante à Galp 44 postos em Portugal

Galp

Operação agora sujeita à aprovação das autoridades

Relacionados
O acordo que a Galp assinou com a ExxonMobil para a compra dos negócios da Esso em Portugal e Espanha, a ser aprovado pelas autoridades, vai implicar que a portuguesa fique com mais 130 estações de serviço. Destas, 44 são em território português e as restantes 86 no país vizinho, de acordo com o que fonte oficial da petrolífera avançou à Agência Financeira.



Este acordo foi anunciado pela Galp esta manhã e implica, para além de um acréscimo de volume de vendas de cerca de um milhão de toneladas de combustíveis, ainda outros activos como os negócios grossistas, GPL, aviação e indústria.

Já os negócios de asfaltos em Espanha, lubrificantes para aviação, marinha, lubrificantes de marca própria, parafinas, white oils e óleos base estão excluídos do «pacote».

Recorde-se que em 2005, a Galp foi proibida pela Autoridade da Concorrência de fazer a aquisição das estações de serviço de gasóleo corado da Esso por esta considerar que a operação era poderia criar ou reforçar uma posição dominante da petrolífera neste negócio da marinha. Para a AdC, punha em causa a concorrência nos mercados da comercialização deste gasóleo nas estações de serviços dos portos de Matosinhos, Figueira da Foz, Peniche, Lisboa, Portimão e Olhão. No entanto, a mesma fonte da empresa assegura que este activo não está abrangido pelo acordo agora alcançado.

Ainda assim, a nova operação vai passar pelo crivo das autoridades competentes. Contactada pela AF, fonte oficial da AdC referiu que ainda não foi notificada pela Galp sobre este acordo, mas que a petrolífera tem, como supõem estas operações, sete dias úteis para o fazer.

As acções da Galp sobem 0,92% para os 16,30 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados