Actividade turística em Portugal cresce 7% em Junho - TVI

Actividade turística em Portugal cresce 7% em Junho

Feira Algarve

Os estabelecimentos hoteleiros em Portugal registaram 3,8 milhões de dormidas em Junho.

Relacionados
Este valor representou mais 6,9 por cento face ao mês homólogo. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os residentes contribuíram com um aumento do número de dormidas de 4,9%, tendo os não residentes registado um crescimento mais acentuado, de 7,7%.

Os proveitos totais atingiram 177,3 milhões de euros, tendo os de aposento correspondido a 120,3 milhões de euros, valores que representaram variações homólogas positivas de 8,0% e 9,1%, respectivamente.

Já tendo em conta o conjunto dos primeiros seis meses do ano, os estabelecimentos hoteleiros acolheram 5,9 milhões de hóspedes, a que corresponderam 17,3 milhões de dormidas. Comparativamente com o mesmo período do ano anterior, estes dados revelam acréscimos de 6,2% para o número de hóspedes e 5% para o de dormidas.

Alentejo continua a apresentar os melhores resultados

A região do Alentejo continuou a apresentar os melhores resultados relativamente à evolução das dormidas, com um aumento de 25,3%, relativamente ao mês homólogo de 2006. As restantes regiões apresentam resultados igualmente positivos: 11,2% no Norte, 8,2% no Centro, 6,4% na Região Autónoma da Madeira, 6,0% no Algarve, 5,0% em Lisboa e 4,3% na Região Autónoma dos Açores.

Por tipo de estabelecimento, observam-se acréscimos homólogos das dormidas nos motéis (26,3%), nos apartamentos turísticos (12,5%), nas pensões (8,2%), nos hotéis (7,5%), nos hotéis-apartamentos (5,9%), nas pousadas (2,7%) e nas estalagens (0,3%). Os aldeamentos turísticos foram os únicos a apresentar uma redução no número de dormidas, de 10%.

Para o aumento das dormidas nos motéis contribuíram principalmente as regiões Norte (mais 53,3%) e Centro (mais 48,6%) onde se verificou um aumento da oferta deste tipo de estabelecimentos.

Os não residentes contribuíram com 2,7 milhões de dormidas, mais 7,7% do que em Junho de 2006. Os principais mercados emissores foram o Reino Unido, a Alemanha, a Espanha, os Países Baixos, a Irlanda e a França, que concentraram 73,5% do total das dormidas de não residentes.

Aumento das dormidas dos portugueses em França aumenta mais que em Espanha

Face ao período homólogo, a evolução destes mercados foi claramente favorável, com aumentos das dormidas dos residentes em França (17,1%), em Espanha (14%), na Irlanda (9,7%), no Reino Unido (8,8%) e nos Países Baixos (3,4%). O mercado alemão continua a apresentar tendência contrária, registando um decréscimo de 1,3%.

Algarve é preferido de todos

O Algarve foi o principal destino dos não residentes, tendo concentrado cerca de metade das suas dormidas (50,4%), seguindo-se Lisboa (19%) e a Região Autónoma da Madeira (16,3%). No que diz respeito aos residentes, os destinos preferenciais foram o Algarve (27%), Lisboa (19,1%), o Norte (18,8%) e o Centro (17,4%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados