Empresários querem Lisboa ao nível das capitais europeias em 15 anos - TVI

Empresários querem Lisboa ao nível das capitais europeias em 15 anos

Padrão dos Descobrimentos

Os empresários do turismo português querem tornar Lisboa numa capital ao nível das capitais europeias daqui a 15 anos.

Relacionados
A garantia foi dada pelo presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), José Carlos Pinto Coelho, à margem da reunião que decorreu esta quarta-feira entre empresários do sector e o ministro da Economia, Manuel Pinho.

«A propósito do que aconteceu no Algarve no Sábado e da promoção que tem sido feita através do pelo «Allgarve» viemos conversar com o senhor ministro sobre o que se pode fazer em Lisboa», disse.

O mesmo responsável salientou que «a nossa ideia (dos empresários) é sempre ambiciosa» e o objectivo é «tornar Lisboa daqui a 15 anos numa capital moderna e ao nível das capitais europeias actuais».

O presidente da CTP frisa que esta é a altura «ideal» até porque esta quarta-feira toma posse a nova Câmara de Lisboa: «Não queríamos deixar de colocar um desafio de um projecto a longo prazo para Lisboa», disse José Carlos Coelho, acrescentando que sai confiante de que «isso vai acontecer» porque «o senhor ministro está connosco em projectos ambiciosos».

«Na nossa ideia tudo passa pelo entendimento da Câmara» mas este é também «um compromisso nacional», referiu José Carlos Coelho.

Melhorar e qualificar a oferta hoteleira

Já o ministro da Economia, Manuel Pinho, garantiu que esta reunião serviu para «identificar vários pontos de vista entre o sector do Turismo e o ministério da Economia», salientando que é essencial «explorar» este sector.

Segundo Manuel Pinho, «até 2005 a evolução do turismo não foi positiva em termos de receitas e em termos de número de turistas» mas a situação «mudou em 2006». Este ano está a «confirmar-se essa melhoria mas há um grande potencial para explorar», acrescentou.

Assim, para conseguir atingir as metas propostas, é «preciso aumentar a oferta de grande qualidade, promover a nossa imagem e apontarmos para o tipo de turistas que pretendemos atrair para o nosso país». O ministro vai mais longe e deixa a dica: «Depois é necessário fazer-lhes uma posposta mostrando que Portugal, essencialmente, o Algarve e Lisboa, têm características únicas».

Isto porque, para Pinho, o turismo tem um grande potencial para criar riqueza para o país e gerar empregos. «No fundo pretendemos promover a nossa imagem, a necessidade de se criar novas realidades para atrair os turistas e qualificar a oferta hoteleira».

O ministro refere ainda que hoje é um dia importante porque «a Câmara toma posse» e esta é mais uma «prova de que estamos todos unidos, no mesmo sentido». Mas deixa o aviso: «São necessários alguns investimentos, mas mais do que isso, políticas a médio prazo, lançando desde já propostas como fizemos no Algarve», remata.
Continue a ler esta notícia

Relacionados