Jovem fica sem um testículo após agressão de polícia durante protestos em França - TVI

Jovem fica sem um testículo após agressão de polícia durante protestos em França

  • CNN Portugal
  • DCT
  • 23 jan 2023, 09:33
Protestos em França (AP Photo/Lewis Joly)

Após ter sido apresentada queixa, a polícia e a própria Câmara de Paris estão agora a investigar o sucedido, tendo sido aberto um inquérito interno dentro da polícia para averiguar as circunstâncias exatas do sucedido.

Relacionados

Um engenheiro franco-alemão teve de amputar o testítulo direito após ter sido agredido por um polícia com um cassetete na zona genital. 

Segundo a imprensa francesa, Ivan S., de 26 anos, estava em Paris a fotografar os protestos contra a reforma das pensões, que encheram as ruas francesas nos últimos dias.

O homem já apresentou queixa contra o polícia, defendendo que o agente de segurança não tinha qualquer motivo para o agredir. “Para que isso acabe, porque não sou a primeira pessoa a sofrer violência da polícia. Só que, ali, a cena foi filmada”, disse ao Liberation. Ivan S. adianta que, no momento da agressão, já estava no chão depois de ter sido empurrado por outro polícia.

O engenheiro de 26 anos continua internado a recuperar da cirurgia.

O vídeo do momento em que Ivan S. é agredido rapidamente começou a ser partilhado nas redes sociais, sobretudo no Twitter. Nas imagens partilhadas pela página AB7 Media, divulgadas também pelo Le Figaro, é possível ver, em ambiente de protestos, um polícia a atingir um homem que já estava no chão e que segurava uma câmara. Apesar de na legenda dizerem que se trata de um fotógrafo espanhol, a imprensa francesa tem associado o vídeo a Ivan S.

A advogada de Ivan S., Lucie Simon, diz que o episódio foi de “violência gratuita” e que “não é um caso de legítima defesa ou necessidade”.

A polícia e a própria Câmara de Paris estão agora a investigar o sucedido, tendo sido aberto um inquérito interno dentro da polícia para averiguar as circunstâncias exatas do sucedido.

Continue a ler esta notícia

Relacionados