Detido português envolvido no esquema «carrossel do IVA» - TVI

Detido português envolvido no esquema «carrossel do IVA»

dinheiro

A PJ anunciou esta quinta-feira a detenção de um português e dois sul-americanos por suspeita de envolvimento num esquema fraudulento conhecido por «carrossel do IVA» que terá lesado o Estado português em centenas de milhar de euros, cita a «Lusa».

Em comunicado, a PJ refere que os suspeitos, inseridos numa rede transnacional, utilizavam empresas de fachada (adquiridas ou constituídas para o efeito), num esquema de importação de material informático, emitindo facturas falsas, contra pagamento duma percentagem sobre o valor total facturado.

Neste modus operandi, designado por «carrossel de IVA», os cidadãos sul-americanos funcionavam como «testas de ferro».

A investigação, que decorreu durante seis meses, esteve a cargo da Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF).

Ainda segundo a PJ, «o Estado Português saiu lesado em centenas de milhar de euros».

Os detidos, suspeitos de associação criminosa, fraude fiscal, falsificação de documentos e branqueamento, foram presentes no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), para primeiro interrogatório judicial, tendo sido aplicada a medida de coacção de obrigação de apresentações quinzenais junto das autoridades policiais e proibição de viajar para o estrangeiro.
Continue a ler esta notícia