Orçamento da UE aposta na Investigação, Ambiente e Energia - TVI

Orçamento da UE aposta na Investigação, Ambiente e Energia

Energia

Projecto de Orçamento prevê compromissos em 2009 num montante de 134,4 mil milhões

Relacionados
A Comissão Europeia apresentou esta terça-feira o projecto de Orçamento comunitário para 2009 que prevê um aumento de 3% em relação a 2008 e um crescimento três vezes maior nas áreas da Investigação, Ambiente e Energia, escreve a «Lusa».

«Os investimentos em Investigação, Ambiente e Energia estão a crescer três vezes mais rapidamente do que o Orçamento como um todo, o que dá forma financeira aos nossos objectivos políticos», sublinhou a comissária europeia para o Orçamento.

Dália Grybauskaité também revelou que as políticas de coesão, de que Portugal beneficia, irão receber 48,4 mil milhões de euros, um aumento de 2,5% em relação ao actual orçamento.

Os 12 países da Europa Central e Oriental que aderiram à União Europeia desde 2004 serão os grandes beneficiados nesta área com um aumento previsto de ajudas de cerca de 47% em relação a 2008.

O montante dinheiro para a Política Agrícola Comum, que historicamente recebe uma parte importante do orçamento comunitário, vai manter-se estabilizado nos 42,9 milhões de euros.

O projecto de Orçamento prevê «compromissos» em 2009 num montante de 134,4 mil milhões de euros e «pagamentos» de 116,7.
Continue a ler esta notícia

Relacionados