Internet: quem tem as passwords mais seguras? - TVI

Internet: quem tem as passwords mais seguras?

Computador (arquivo)

Alemães e coreanos têm as palavras-chave mais dificeis de descobrir. E os cibernautas com mais de 55 anos são os que usam as mais seguras. Surpreendido?

O maior estudo efetuado até hoje sobre segurança informática revela que as pessoas com mais de 55 anos de idade têm passwords (PW) mais seguras que jovens adultos e adolescentes. E, são os alemães e os coreanos aqueles cujas passwords são as mais difíceis de piratear. No sentido contrário, estão os italianos e os vietnamitas cujas passwords mais as mais fáceis de descobrir.

Segundo o estudo da Universidade de Cambridge, que avaliou mais de 70 milhões de passwords usadas para aceder ao Yahoo!, as contas pertencentes aos maiores de 55 anos é duas vezes mais forte comparada com os demais.

O cientista que liderou a pesquisa, Joseph Bonneau, utilizou uma técnica de segurança chamada hash, que não permite que seja possível entrar na conta de e-mail dos utilizadores. O cientista pretendia, assim, determinar a força das passwords usadas e extrair conclusões tais como a distribuição geográfica e etária das palavras mais fortes, como adianta a «Cnet».

A força de uma PW é aferida, essencialmente, na probabilidade de alguém a conseguir adivinhar. De acordo com a informação recolhida, o investigador concluiu que, em média, bastam mil tentativas aleatórias para se descobrir uma palavra-chave. E, se a cada pessoa tivesse sido atribuído um número aleatório de nove dígitos, essa palavra seria mil vezes mais forte do que a média encontrada atualmente.



O cientista ficou surpreso com a conclusão, mas o que achou mais estranho foi não ter encontrado qualquer explicação para o facto de serem as pessoas com mais de 55 anos as que pensam mais sobre as PW a escolher.
Continue a ler esta notícia