Microsoft oferece Windows Vista a 100 mil estudantes portugueses - TVI

Microsoft oferece Windows Vista a 100 mil estudantes portugueses

Windows Vista da Microsoft

(Actualiza com declarações do Director-geral da Microsoft Portugal)

Relacionados
A Microsoft Portugal disponibilizou esta sexta-feira o novo sistema operativo Windows Vista de forma gratuita a mais de 100 mil estudantes universitários, sendo que «a disponibilização é imediata no mercado português».

Segundo o comunicado da Microsoft, este acordo ocorre no âmbito do entendimento assinado entre o Governo e a empresa em Fevereiro de 2006 e vai permitir que os alunos tenham acesso ao novo sistema operativo no ensino, investigação e desenvolvimento.

«Os estudantes universitários portugueses nas áreas de engenharias, ciências e das tecnologias poderão instalar o novo Windows Vista (versão empresarial), bem como todo o demais software que compõe a plataforma Microsoft, servidores e ferramentas de desenvolvimento», referem.

Para o Director-geral da Microsoft Portugal, Nuno Duarte, a explicação é simples «pretendemos estar na vanguarda da inovação, mesmo dentro da estrutura da Microsoft Corporation e a subsidiária portuguesa já deu provas no passado de o fazer com muito sucesso».

O mesmo responsável acrescenta, ainda, que «na fase de pré-comercialização do Windows Vista entrámos com um pedido de inclusão imediata no nosso grande programa académico, para possibilitar aos estudantes universitários um contacto imediato com esta geração do sistema operativo Windows, onde apostamos tudo e estamos seguros que irá agradar aos estudantes».

E adianta ainda outra explicação: «Sendo a Microsoft Portugal subscritora, em conjunto com o Governo Português, de um Memorando de Entendimento que consigna uma série de medidas estruturantes de apoio ao Plano Tecnológico, todas as iniciativas de aceleração da inovação e da adopção rápida de tecnologia para vencer o atraso científico e tecnológico do país têm para nós uma prioridade máxima».

Assim, o corpo docente e os estudantes universitários podem instalar o novo Windows Vista nos seus computadores pessoais sem quaisquer encargos adicionais.

Portugal à frente

A Microsoft Portugal foi uma das primeiras subsidiárias a incluir o Windows Vista no Microsoft Development Network Academic Alliance (MSDN-AA), apenas 1 mês depois do início da comercialização.

Trata-se do mais curto espaço de tempo alguma vez usado para inclusão de um novo produto neste programa que envolve, em Portugal, a participação de mais de 50 departamentos universitários.

Os estudantes poderão agora beneficiar gratuitamente, a partir de hoje, da inclusão do novo Windows Vista no Programa MSDN-AA, disponível para o seu departamento técnico da sua universidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados