PT pressiona pré-reformados a passar para a Segurança Social - TVI

PT pressiona pré-reformados a passar para a Segurança Social

Idosos (Arquivo)

A PTC enviou carta a cerca de 400 funcionários e destes, cerca de 350 já aceitaram requerer a aposentação à Segurança Social.

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A Portugal Telecom (PT) está a solicitar desde Maio deste ano aos trabalhadores pré-reformados, com menos de 65 anos, mas com uma carreira contributiva superior a 40 anos, que peçam a reforma antecipada à Segurança Social, cita o «Público».

São trabalhadores cuja longa carreira contributiva lhes permite, segundo a PT, pedir a reforma antecipada, ou seja, antes dos 65 anos de idade, sem penalização em termos do montante total da pensão de velhice a receber.

O objectivo da PT é reduzir os custos com os trabalhadores pré-reformados, a quem a operadora paga até à idade legal da reforma, a parte do salário acordada no âmbito do acordo de pré-reforma, que permitiu nos últimos anos a saída da operadora de milhares de trabalhadores e a reestruturação do grupo.

Os pedidos da PT Comunicações (PTC),empresa do grupo que herdou os trabalhadores da ex-Marconi e dos ex-TLP e ao abrigo da qual tem sido feitas as pré-reformas na operadora - são feitos através de carta, missiva enviada a um conjunto de trabalhadores desde Abril deste ano.



A carta a solicitar o pedido de reforma antecipada à Segurança Social foi enviada pela PTC a pelo menos 400 pré-reformados e o PÚBLICO confirmou junto da operadora que cerca de 350 pessoas aceitaram entrar com o pedido de reforma antecipada na Segurança Social.

Quem dá início ao procedimento é a direcção de recursos humanos (DRH) da PTC, que envia uma primeira carta aos trabalhadores, onde em tom informativo afirma que ao abrigo do acordo da pré-reforma e do novo regime de protecção social na velhice, há a possibilidade de solicitar a antecipação da reforma.

A DRH junta nessa carta um formulário, o modelo CNP.600.587-2/05, que o trabalhador pré-reformado deve entregar na PTC, com a restante documentação, no prazo de 15 dias a contar da data da recepção da carta, documento cujo departamento de recursos humanos posteriormente remeterá para a Caixa de Previdência do Pessoal dos Telefones de Lisboa e Porto.
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