Bruxelas já começou a pagar aeroporto na Ota - TVI

Bruxelas já começou a pagar aeroporto na Ota

Ota

A União Europeia encaminhou já para Portugal cerca de 8,5 milhões de euros para o aeroporto internacional da Ota, os quais foram aplicados pela Naer, empresa responsável pela condução do processo, na elaboração de estudos sobre o empreendimento.

Relacionados
O «Diário Económico» apurou ainda que os apoios comunitários para o novo aeroporto internacional de Lisboa foram concedidos partindo do pressuposto de que este se localizará na Ota, porque são referentes a esta localidade os únicos elementos enviados pelos diversos responsáveis dos governos portugueses para aprovação do projecto na Comissão Europeia.

Caso o Governo português entenda alterar a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa como vem sendo insistentemente solicitado por diversos partidos da oposição e sectores da sociedade civil o processo arriscaria voltar à estaca zero, tendo de se passar todas as fases do complicado processo de aprovação dos fundos comunitários para esta infra-estrutura.

Mário Lino, ministro das Obras Públicas, escusou-se a comentar, apenas explicando que «Bruxelas aprovou o novo aeroporto de Lisboa na Ota». É o projecto prioritário nº 8 e é para esse que Bruxelas dedicou fundos comunitários. Se Portugal alterasse a localização, este processo caía e tinha de se recomeçar tudo de novo. O governante acrescentou que «Durão Barroso, enquanto primeiro-ministro, lutou por fazer aprovar este projecto como prioritário. Conseguiu-o e o actual Governo de José Sócrates deu continuidade ao processo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados